32 O rei Davi disse:
— Chamem Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada.
E eles se apresentaram ao rei. 33 Então o rei disse:
— Levem com vocês os meus servos, façam o meu filho Salomão montar na minha mula e levem-no a Giom. 34 Ali Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, o ungirão rei sobre Israel. Então toquem a trombeta e digam: "Viva o rei Salomão!" 35 Depois venham subindo com ele, e ele virá e se assentará no meu trono, pois é ele quem reinará em meu lugar. Porque ordenei que ele seja chefe sobre Israel e sobre Judá.
36 Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei:
— Amém! Que o Senhor, Deus do rei, meu senhor, confirme isso! 37 Como o Senhor Deus tem estado com o rei, meu senhor, assim esteja com Salomão e faça com que o trono dele seja maior do que o trono do rei Davi, meu senhor.
38 Então Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Joiada, e a guarda real fizeram Salomão montar na mula que era do rei Davi e o levaram a Giom. 39 Zadoque, o sacerdote, levou o chifre do azeite que estava no tabernáculo e ungiu Salomão. Tocaram a trombeta, e todo o povo gritou:
— Viva o rei Salomão!
40 Todo o povo vinha subindo atrás de Salomão, tocando flautas e gritando de alegria. O barulho era tanto, que parecia que a terra estava se fendendo.
41 Adonias e todos os convidados que estavam com ele ouviram isso, quando acabavam de comer. Também Joabe ouviu o som da trombeta e perguntou:
— Que significa esse alvoroço na cidade?
42 Enquanto ele falava, eis que chegou Jônatas, filho de Abiatar, o sacerdote. Adonias disse a Jônatas:
— Entre aqui, porque você é um homem valente e deve estar trazendo boas notícias.
43 Mas Jônatas respondeu a Adonias:
— Pelo contrário. Nosso senhor, o rei Davi, proclamou Salomão como rei. 44 E Davi enviou com ele Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Joiada, e os da guarda real; e eles fizeram Salomão montar na mula que era do rei. 45 Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungiram rei em Giom. Eles voltaram de lá, cheios de alegria, e a cidade se alvoroçou. É esse o barulho que você ouviu. 46 Também Salomão já está sentado no trono do reino. 47 Além disso, os oficiais do rei foram cumprimentar Davi e disseram: "Que o seu Deus faça com que o nome de Salomão seja mais célebre do que o seu nome, e faça com que o trono dele seja maior do que o seu trono." E o rei se inclinou sobre o leito. 48 O rei também disse o seguinte: "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que deu hoje quem se assente no meu trono, e permitiu que eu o visse com os meus próprios olhos."
49 Então todos os convidados que estavam com Adonias começaram a tremer, se levantaram e foram embora, cada um pelo seu caminho.
50 Porém Adonias, temendo Salomão, levantou-se, foi e pegou nas pontas do altar. 51 Então alguém foi dizer a Salomão:
— Eis que Adonias tem medo do rei Salomão, porque pega nas pontas do altar, dizendo: "Que o rei Salomão me jure hoje que não matará este seu servo à espada."
52 Salomão respondeu:
— Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá no chão. Mas se fizer alguma maldade, morrerá.
53 Então o rei Salomão enviou mensageiros, e o fizeram descer do altar. Adonias veio e se prostrou diante do rei Salomão, que lhe disse:
— Vá para a sua casa.