Mateus 19

A questĂŁo do divĂłrcio

1 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, deixou a Galileia e foi para o território da Judeia, além do Jordão. 2 Grandes multidÔes o seguiram, e ele as curou ali.

3 Alguns fariseus se aproximaram de Jesus e, testando-o, perguntaram:

— É lícito ao homem repudiar a sua mulher por qualquer motivo?

4 Jesus respondeu:

— VocĂȘs nĂŁo leram que o Criador, desde o princĂ­pio, os fez homem e mulher 5 e que disse: "Por isso o homem deixarĂĄ o seu pai e a sua mĂŁe e se unirĂĄ Ă  sua mulher, tornando-se os dois uma sĂł carne"? 6 De modo que jĂĄ nĂŁo sĂŁo mais dois, porĂ©m uma sĂł carne. Portanto, que ninguĂ©m separe o que Deus ajuntou.

7 Os fariseus perguntaram:

— EntĂŁo por que MoisĂ©s ordenou dar uma carta de divĂłrcio e repudiar a mulher?

8 Jesus respondeu:

— Foi por causa da dureza do coração de vocĂȘs que MoisĂ©s permitiu que vocĂȘs repudiassem a mulher, mas nĂŁo foi assim desde o princĂ­pio. 9 Eu, porĂ©m, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, nĂŁo sendo por causa de relaçÔes sexuais ilĂ­citas, e casar com outra comete adultĂ©rio.

10 Os discĂ­pulos de Jesus disseram:

— Se essa Ă© a situação do homem em relação Ă  sua mulher, nĂŁo convĂ©m casar.

11 Jesus, porém, lhes respondeu:

— Nem todos sĂŁo aptos para aceitar este ensinamento, mas apenas aqueles a quem isso Ă© dado. 12 Porque hĂĄ eunucos de nascença; hĂĄ outros a quem os homens fizeram tais; e hĂĄ outros que se fizeram eunucos, por causa do Reino dos CĂ©us. Quem Ă© apto para aceitar isto, que aceite.

Jesus abençoa as crianças

13 Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que ele lhes impusesse as mãos e orasse, mas os discípulos os repreendiam. 14 Jesus, porém, disse:

— Deixem os pequeninos e nĂŁo os impeçam de vir a mim, porque dos tais Ă© o Reino dos CĂ©us.

15 E, tendo-lhes imposto as mĂŁos, retirou-se dali.

O jovem rico

16 E eis que alguém, aproximando-se de Jesus, lhe perguntou:

— Mestre, que farei de bom para alcançar a vida eterna?

17 Jesus respondeu:

— Por que vocĂȘ me pergunta a respeito do que Ă© bom? Bom sĂł existe um. Mas, se vocĂȘ quer entrar na vida, guarde os mandamentos.

18 E ele lhe perguntou:

— Quais?

Jesus respondeu:

— "NĂŁo mate, nĂŁo cometa adultĂ©rio, nĂŁo furte, nĂŁo dĂȘ falso testemunho; 19 honre o seu pai e a sua mĂŁe e ame o seu prĂłximo como vocĂȘ ama a si mesmo."

20 O jovem disse:

— Tudo isso tenho observado. O que me falta ainda?

21 Jesus respondeu:

— Se vocĂȘ quer ser perfeito, vĂĄ, venda os seus bens, dĂȘ o dinheiro aos pobres e vocĂȘ terĂĄ um tesouro nos cĂ©us; depois, venha e siga-me.

22 Mas o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

O perigo das riquezas

23 EntĂŁo Jesus disse aos seus discĂ­pulos:

— Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrarĂĄ no Reino dos CĂ©us. 24 E ainda lhes digo que Ă© mais fĂĄcil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.

25 Ouvindo isto, os discĂ­pulos ficaram muito admirados e perguntaram:

— Sendo assim, quem pode ser salvo?

26 Jesus, olhando para eles, disse:

— Para os seres humanos isto Ă© impossĂ­vel, mas para Deus tudo Ă© possĂ­vel.

27 EntĂŁo Pedro, tomando a palavra, disse:

— Eis que nós deixamos tudo e seguimos o senhor; que será, pois, de nós?

28 Jesus lhes respondeu:

— Em verdade lhes digo que, na regeneração, quando o Filho do Homem se assentar no trono da sua glĂłria, vocĂȘs que me seguiram tambĂ©m se assentarĂŁo em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmĂŁos, irmĂŁs, pai, mĂŁe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberĂĄ muitas vezes mais e herdarĂĄ a vida eterna. 30 PorĂ©m muitos primeiros serĂŁo Ășltimos; e os Ășltimos serĂŁo primeiros.

Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade BĂ­blica do Brasil. Todos os direitos reservados. Texto bĂ­blico utilizado com autorização. Saiba mais sobre a Sociedade BĂ­blica do Brasil www.sbb.org.br. A Sociedade BĂ­blica do Brasil trabalha para que a BĂ­blia esteja, efetivamente, ao alcance de todos e seja lida por todos. A SBB Ă© uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a promover o desenvolvimento integral do ser humano. VocĂȘ tambĂ©m pode ajudar a Causa da BĂ­blia!