1 O exército israelita estava dividido em doze regimentos, cada um com 24.000 militares, incluindo oficiais e corpo administrativo. Estas unidades eram chamadas para um serviço activo um mês em cada ano. Esta é a lista das unidades e dos seus comandantes:
2 O comandante da primeira divisão era Jasobeão, filho de Zabediel, descendente de Peres. Tinha sob o seu comando 24.000 militares que estavam em actividade no primeiro mês de cada ano.
4 O comandante da segunda divisão era Dodai, um descendente de Aoí. Tinha sob o seu comando 24.000 homens. O seu serviço activo era executado no segundo mês de cada ano. Miclote era o seu oficial executivo.
5 O comandante da terceira divisão era Benaia. Tinha sob o seu comando uma tropa de 24.000 homens, em serviço activo no terceiro mês de cada ano. (O comandante era filho de Jeoiada, o sumo sacerdote, e era o chefe do grupo dos trinta oficiais de elite do exército de David.) O seu filho Amizabade sucedeu-lhe no comando desta divisão.
7 O comandante da quarta divisão era Asael, irmão de Joabe, que foi mais tarde substituído pelo seu filho Zebadias. Tinha 24.000 soldados, em serviço activo no quarto mês.
8 O comandante da quinta divisão era Samute, de Izra, com 24.000 homens, no activo durante o quinto mês.
9 O comandante da sexta divisão era Ira, o filho de Iques, de Tecoa; tinha 24.000 militares, no activo durante o sexto mês.
10 O comandante da sétima divisão era Helez, de Pelona em Efraim, com 24.000 homens, em serviço activo durante o sétimo mês.
11 O comandante da oitava divisão era Sibecai, do clã Husita de Zera, que tinha 24.000 soldados, em serviço no oitavo mês.
12 O comandante da nona divisão era Abiezer, de Anatote, na tribo de Benjamim, que comandava 24.000 homens, em serviço no nono mês.
13 O comandante da décima divisão era Maarai, de Netofa em Zera, com 24.000, em serviço no décimo mês.
14 O comandante da décima primeira divisão era Benaia, de Piraton em Efraim, com 24.000 soldados, em serviço no décimo primeiro mês, de cada ano.
15 O comandante da décima segunda divisão era Heldai, de Netofa, na área de Otniel, que tinha sob o comando 24.000 homens, em serviço no décimo segundo mês.
23 Quando David os recenseou, não incluiu os de vinte anos e mais novos, porque o Senhor prometera multiplicar o seu povo como as estrelas do céu.
24 Joabe iniciou o recenseamento, mas nunca chegou a acabá-lo, porque a ira do Senhor caiu sobre Israel; o total nunca foi inscrito nos anais do rei David.
25 Azmavete (filho de Adiel) era o tesoureiro do palácio real, e Jónatas (filho de Uzias) era o guarda dos armazéns, em cada região, nas cidades, aldeias e fortalezas de Israel.
26 Ezri (filho de Quelube) era o chefe do pessoal ao serviço do rei. Simei de Ramate era responsável por todas as vinhas do rei; e Zabdi de Sifma encarregava-se da produção vinícola e do seu armazenamento. Baal-Hamã de Gedera tinha o cargo dos olivedos, dos pomares de sicómoros, nas campinas próximo das fronteiras com os filisteus, enquanto que Joás se encarregava do armazenamento do azeite. Sitrai de Sarom superintendia sobre o gado, nas planícies de Sarom, e Safate (filho de Adlai) tinha o cargo do gado, também, mas nos vales. Obil, do território de Ismael, tinha a seu cargo os camelos; e Jedaías de Meronote, os burros. As ovelhas estavam sob os cuidados de Jaziz, o hagrita. Estes eram os superintendentes do rei David.
32 Jónatas, tio de David, estava encarregado dos cuidados a ter com os filhos de David; era um sábio conselheiro e um homem muito instruído. Jeiel (filho de Hacmoni) era o tutor dos príncipes.
33 Aitofel era conselheiro oficial do rei, e Husai o arquita era o seu consultor pessoal. Aitofel era assistido por Jeoiada (filho de Benaia) e por Abiatar. Joabe era o comandante do exército israelita.