1 Tinha vinte e cinco anos, Jotão, quando se sentou no trono. Reinou dezasseis anos, com Jerusalém como sua capital. Sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque. Conduziu-se rectamente ao olhos do Senhor, seguindo os passos do seu pai Uzias, com excepção daquele pecado de entrar no santuário do templo. Apesar disso, o povo continuou muito corrupto.
3 Construiu a porta alta do templo, e fez obras extensas de reconstrução das muralhas da cidade, na colina onde o templo se erguia. Edificou povoações nas montanhas de Judá, erigiu fortalezas e torres fortificadas na região dos bosques.
5 Foi vitorioso na guerra contra os amonitas, de tal forma que durante três anos ficou recebendo deles um tributo anual de três mil toneladas de prata, duas mil e duzentas toneladas de trigo e outro tanto de cevada. Jotão tornou-se poderoso porque foi cuidadoso em dirigir os seus passos pelos caminhos do Senhor.
7 O resto da história deste monarca, incluindo as guerras que travou e outros factos, estão relatados nos Anais dos Reis de Israel e de Judá.
8 Em resumo: tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar. O seu reinado, com sede em Jerusalém, durou dezasseis anos. Quando morreu, foi enterrado na capital, e seu filho Acaz ascendeu ao trono.