1 Então Moisés subiu, desde a planície de Moabe até ao cume de Pisga, no monte Nebo, defronte de Jericó. O Senhor mostrou-lhe a terra prometida, desde Gileade até Dan:
2 Ali é Naftali. Além é a terra de Efraim e de Manassés; mais além, a de Judá, estendendo-se até ao Mar Mediterrâneo; lá está o Negueve, e o vale do Jordão; e também Jericó, a cidade das palmeiras, assim como Zoar, mostrava-lhe o Senhor.
4 É pois esta a terra, disse Deus a Moisés, que eu prometi a Abraão, a Isaque e a Jacob que a daria aos seus descendentes. Agora já a viste, mas não entrarás nela.
5 Assim Moisés, o servo do Senhor, morreu na terra de Moabe, conforme Deus lhe dissera.
6 O Senhor mesmo o enterrou no vale que está perto de Bete-Peor, em Moabe, mas ninguém sabe exactamente onde.
7 Moisés tinha 120 anos quando faleceu, e a sua vista era ainda perfeita, e tinha a força de um jovem. O povo de Israel chorou-o e esteve de luto por ele durante 30 dias nas planícies de Moabe.
9 Josué filho de Num foi cheio do espírito de sabedoria, pois que Moisés tinha posto as suas mãos sobre ele. Assim o povo de Israel obedecia-lhe, e seguia as ordens que o Senhor tinha dado a Moisés.
10 Não houve jamais outro profeta semelhante a Moisés, a quem o Senhor falava face a face. Ele realizou espantosos milagres que nunca mais foram igualados. Fez grandes e tremendas maravilhas perante Faraó e toda a sua corte no Egipto, assim como perante Israel no deserto.