1 Enquanto eu estava assim, prostrado no solo, diante do templo, chorando, orando e fazendo estas confissões, foi-se juntando à minha volta uma grande multidão de homens, mulheres e crianças que choravam comigo.
2 Então Secanias (o filho de Jeiel da família de Elão) disse-me: Reconhecemos o nosso pecado contra o nosso Deus porque casámos com mulheres pagãs. Mas ainda há esperança para Israel, apesar disto tudo.
3 Aceitamos diante do Senhor separar-nos das mulheres pagãs, e despedi-las com os nossos filhos; seguiremos o mandado do nosso Deus. Faça-se conforme as leis do Senhor.
4 Levanta-te, encoraja-te, e diz-nos como fazer para que este assunto fique resolvido rectamente; podes contar com toda a nossa obediência.
5 Levantei-me pois e pedi aos líderes dos sacerdotes e dos levitas, assim como a todo o povo de Israel, que prometesse fazer como Secanias tinha dito. Assim fizeram.
6 Seguidamente dirigi-me às dependências de Jeoanã (filho de Eliasibe) no templo; fiquei contudo sem beber nem comer porque estava muito acabrunhado por causa do pecado dos retornados do exílio.
7 Foi então feita uma proclamação em toda Jerusalém e Judá, convocando a população a vir a Jerusalém dentro de três dias, e anunciando que os anciãos e os chefes tinham decidido que alguém que recusasse apresentar-se teria as suas posses confiscadas e seria excluído da comunidade de Israel.
9 Nos três dias indicados, a cinco de Dezembro , todos os homens de Judá e de Benjamim se apresentaram e se sentaram no espaço livre que havia defronte do templo. Estavam todos temerosos por causa da seriedade do assunto e além disso preocupava-os as grandes chuvas.
10 Esdras, o sacerdote, levantou-se e falou-lhes assim: Vocês pecaram porque casaram com mulheres pagãs. Estamos agora ainda mais sob a condenação de Deus do que dantes.
11 Confessem os vossos pecados ao Senhor Deus dos vossos pais e façam o que vos pede: separem-se das gentes pagãs à nossa volta e dessas mulheres.
12 Toda a congregação disse em voz alta: Faremos como dizes. Contudo isso não é coisa que se faça num dia ou dois; somos muitos envolvidos nessa transgressão. Além disso está a chover de tal maneira que não poderemos ficar aqui muito mais tempo.
14 Que os nossos chefes nomeiem juízes. Quem está nessa situação de se ter ligado a uma mulher pagã, que venha apresentar-se, numa determinada data, acompanhado dos anciãos e dos juízes da sua cidade; cada caso será decidido da melhor maneira, e a ira do Senhor se afastará de nós.
15 Apenas Jónatas (filho de Asael), Jaséias (filho de Ticvá), Mesulão e Sabetai o levita não concordaram com essa forma de actuar.
16 Foi pois este o plano seguido: Alguns dos chefes dos clãs, mais eu próprio, fomos designados como juízes; começámos a trabalhar a 15 de Dezembro e acabámos a 15 de Março.
20 Dos filhos de Imer: Hanani e Zebadias.
21 Dos filhos de Harim: Maaséias, Elias, Semaías, Jeiel e Uzias.
22 Dos filhos de Pasur: Elioenai, Maaséias, Ismael, Netanel, Jozabade e Elasa.
23 Dos levitas, foram culpados os seguintes: Jozabade, Simei, Quelaías (também chamado Quelita), Petaías, Judá e Eliezer.
24 Dos cantores: Eliasibe. Dos porteiros: Salum, Telem e Uri.
26 Do clã de Elão: Matanias, Zacarias, Jeiel, Abdí, Jeremote e Elias.
27 Do clã de Zatú: Elioenai, Eliasibe, Matanias, Jeremote, Zabade e Aziza.
28 Do clã de Bebai: Jeoanã, Hananias, Zabai e Atlai.
29 Do clã de Bani: Mesulão, Maluque, Adaías, Jasube, Seal e Jeremote.
30 Do clã de Paate-Moabe: Adna, Quelai, Benaia, Maaséias, Matanias, Bezaleel, Binui e Manassés.
33 Do clã de Hasum: Matenai, Metatá, Zabade, Elifelete, Jeremai, Manassés e Simei.
43 Do clã de Nebo: Jiel, Matitias, Zabade, Zebina, Jadai, Joel e Benaia.
44 Cada um destes tinha-se ligado a mulheres gentias, e alguns tinham filhos dessas mulheres.